Despertamos as 6h00, o frio da manhã gelava até a alma. Vestimos nossos agasalhos e após o café da manhã, percorremos os 190 quilômetros que separam o Cairo de Alexandria. Ao longo da estrada oliveiras e muita areia.
O céu do Cairo estava lindíssimo, azul e limpo, por outro lado em Alexandria: chuva,chuva e mais chuva... Já na entrada da cidade nos deparamos com ruas alagadas e muito trânsito. Em um dos pontos chegamos a ficar parados por cerca de 30 minutos, até que o motorista fez o retorno, mudando o itinerário.
A primeira parada foi na biblioteca de Alexandria, construída no mesmo local da famosa biblioteca considerada a maior da antiguidade. Infelizmente após alguns incêndios históricos tanto o prédio quanto o acervo foram totalmente destruídos. Para a construção na nova biblioteca, houve um concurso envolvendo cerca de mil e quatrocentos projetos arquitetônicos do mundo todo, o vencedor foi um arquiteto húngaro. O prédio foi concluído em 2002, tem 11 andares, sendo 6 subterrâneos. Considerada a maior biblioteca do mundo, tem espaço para mais de 8 milhões de livros, hoje o seu acervo conta com mais de 1,5 de obras, escritas em mais de 80 idiomas (incluindo o português). Os estudantes ocupam os espaços desta obra faraônica, nas mesas e computadores encontravam-se vários jovens mulçumanos trabalhando em grupo. Além do prédio principal há um destinado a conferências e um planetário.
Saindo da biblioteca, paramos para almoço. A chuva apertou...
Algumas pessoas quiseram parar para compras, estava chovendo muito. Paramos em uma rua com cara de 25 de março piorada, voltei para o ônibus e iniciei este registro.
Em decorrência dos alagamentos provocados, não podemos visitar todos os pontos previstos.
A chuva deu uma trégua, e antes de voltarmos para o Cairo, conseguimos conhecer o Anfiteatro Romano. Na época napoleônica, foi construído um forte em cima deste Anfiteatro. Apenas em 1930, foram descobertas as ruínas que visitamos hoje.
No trajeto de volta, fomos presenteados com um belo por do sol.
vou aguardar ansiosa por estas fotos!!!! a biblioteca deve ser sensacional como tudo o que vc dever estar conhecendoooooo......bjs e obrigada por estes relatos....sinto-me conhecendo o egito tb....
ResponderExcluirOi Claudia.
ExcluirQue bom que está gostando. bjs
Alexandria?? Que delícia!!! Sabe que quando ainda trabalhava no meu primeiro emprego, com o arquiteto Roberto Loeb, fizemos uma proposta para a Biblioteca. Interessante saber que a biblioteca só ficou pronta em 2002!! Também estou anciosa para ver suas fotos!! Beijo grande e aproveite bastante!
ResponderExcluirKatia
Olá Kátia.
ResponderExcluirVocê precisa ir ao Brasil para ver todas as fotos. bjs