terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Asswan/ Kom Ombo

Hoje iríamos para Abu Simbel,  localizado a 230 km de Aswan. O trajeto é realizado em comboio, ainda não entendemos muito bem qual a necessidade deste acompanhamento. Acordamos as 3h da manhã, pois o comboio sairia as 4h30, porém, as 4 horas foros informados que a o passeio foi cancelado devido a uma manifestação de trabalhadores na estrada. O guia remarcou nosso encontro para as 9h sem contar qual seria a programação.
A primeira surpresa foi um passeio de feluca, tradicional embarcação egípcia. Durante uma hora navegamos pelo rio Nilo neste barco a vela. Em uma das margens a cidade de Aswan, na outra a Núbia. A emoção é indescritível, impossível não pensar que estávamos navegando em um dos rios mais importantes da história ocidental.
Após o passeio visitamos uma loja de papiros. Samuel, vendedor da loja, nos deu uma aula sobre a fabricação do precursor do papel. Ele também nos explicou o significado dos desenhos mais tradicionais. Adorei o do “Julgamento Final” que relata a decisão sobre o destino da alma de um faraó: o paraíso ou o inferno.  Resumindo: há um empate no julgamento e cabe ao Deus da justiça a decisão final, ele compara o peso do coração do réu com uma pena, como o coração é mais leve, fica decidido que ele irá para o paraíso. Caso fosse mais pesado, o destino seria o inferno. Não resisti, comprei uma cópia deste desenho para pendurar na sala da minha casa. Também comprei um com o alfabeto em hieróglifos e o meu nome escrito no cartucho, da mesma forma como eram escritos os nomes dos faraós. Fiquei encantada com os desenhos em papiro, um mais lindo do que o outro!
Por fim, visitamos o obelisco inacabado, situado em uma pedreira em Asswan. Ele está na horizontal e tem 43m de altura. Assistimos a um vídeo que simula o processo de construção e transporte dos obeliscos no antigo Egito, muito interessante. É impressionante o conhecimento de matemática e engenharia dos antigos egípcios.
Voltamos correndo ao navio, pois ele sairia as 14 horas, mas ao chegarmos uma surpresa: a saída havia sido transferida para as 3 horas da manhã. O motivo? A estrada para Abu Simbel havia sido liberada e os outros passageiros foram para o passeio e só voltariam as 19 horas. Ficamos muito bravos e no final das contas, combinamos com o nosso guia que faríamos a visita para Abu Simbel no dia seguinte. Em decorrência deste arranjo, fomos de ônibus visitar o templo de Kom Ombu, primeira parada que o navio faria no dia seguinte.





Após percorremos os 160 km de ônibus, chegamos ao templo de Kom Ombu, dedicado aos deuses: Sobek  (crocodilo) e Horus(falcão). O templo é lindíssimo. 



























Ao final, paramos em uma tendo egípcia, onde pudemos desfrutar de suco de manga, narguile e apresentação musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário