quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Abu Simbel


A saída para Abu Simbel foi agendada para as 2h10 da manhã, o meu organismo não está cada vez mais confuso com os horários de sono! Chegamos ao complexo de Abu-Simbel as 5h30, o céu ainda estava escuro e o frio nos castigava.

Acho que nunca vou me esquecer da primeira imagem que vi do templo de Ramsés II, ainda era noite e pudemos ver as quatro estátuas do faraó (com 20 metros cada uma) iluminadas por lâmpadas artificiais. A magnitude das esculturas é espantosa, o templo é realmente "faraônico". Visitamos o templo por dentro e mais uma vez fiquei impressionada  com os desenhos nas paredes, lindíssimos. Os temas são sempre os mesmos: faraós fazendo oferenda aos Deus ou relatos de guerra. 





Saímos do templo e vimos o nascer do sol, um círculo amarelo surgindo de dentro do lago Nasser. 







Em seguida visitamos o segundo templo do complexo, bem menor que o primeiro,  dedicado a esposa predileta de Ramsés: Nerfretari. 




Ambos os templos foram escavados na rocha, impressionante a habilidade dos antigos egípicios.   Nos dias 21 de fevereiro (provavelmente a data de nascimento de Ramsés) e 21 de setembro (provavelmente dia da sua coroação) o sol ilumina três estátuas do faraó que estão dentro do templo. Como o templo foi removido para não ser encoberto pelo lago Nasser, ambas as datas foram alteradas para o dia 22.


Abaixo o relato postado pela Chrys no facebook:

O dia hj foi espetacular, acordamos, ou melhor, levantamos a 1:40hs pois sequer dormimos... e as 2:10hs saimos rumo a Abu Simbel, pegamos nossa escolta privada e após 3:30hs de viagem de onibus (congelante, diga-se de passagem) chegamos a região dos templos de Ramsés II e Nefertare, sua esposa... chegamos ainda estava escuro, o céu iluminadopela lua e muitas estrelas... o vento cortante, um frio d...e uns 2°C fomos tds juntinhos para o templos de Ramsés II, ele foi aberto para nossa visita, estamos só o nosso grupo, é simplesmente maravilhoso, por dentro ainda esta colorido e o absurdo de pensar como esse templo foi esculpido na rocha a seculos atras, e nos anos 60 foi recortado e transportado para 180m adiante para não ser inundado pelas aguas do lago Nasser... vimos o nascer do sol, e fomos ao templo de Nefertare... foi um show!!!! ate agora quase 100% de aproveitamento do dia... agora após o almoço no navio, escrevo isso apreciando a navegação pelo rio Nilo... Estou me sentindo a própria Cleópatra!!!!! bjssss

2 comentários:

  1. beleza...segue nos dando sinais de vida, com a bênção de Osiris e Ísis.... :)

    ResponderExcluir
  2. Agora sim, com essas belíssimas fotos para completar os relatos, o blog está maravilhosoooooo......Parabéns pelo lindo passeio e a iniciativa de compartilhar.... estou com água na boca... tenho planos para meu próximo roteiro agoraaaaa...bjão

    ResponderExcluir